sexta-feira, 27 de maio de 2016

Rito de Investidura dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.



Celebração do Rito.
O presbítero ou o Diácono faz a apresentação dos candidatos.
Padre: Queiram aproximarem-se os que serão constituídos Ministros Extraordinário da comunhão, N.N..
Padre: Sr. Bispo, a Igreja de Deus, que está na Diocese de ...., solicita se digne constituir Ministros da Comunhão Eucarística os cristãos aqui presentes, e conferir-lhes a missão canônica na  qual serão investidos.
Bispo: Sabeis se estão preparados para exercer tão importante missão?
Padre: Conforme nosso parecer, eles receberam a necessário preparação.
Bispo: Podeis também garantir sua  idoneidade?
Padre: De acordo com a apresentação do Pároco e suas respectivas Comunidades, podemos afirma que foram considerados dignos. ser
Exortação
"estando todos sentados."
Bispo: Filhos caríssimos: fostes escolhidos para exercer um sublime ministério; deveis sentir-vos estimulados a procurar uma vida  que seja testemunho de fé e de bons costumes entre os vossos irmãos; deveis viver mais intensamente do ministério da Eucaristia  que é sinal  e fonte de unidade da igreja.
Sabeis que, toda vez que comemos o corpo do Senhor, e bebemos o seu Sangue, proclamamos a Morte do Senhor até que Ele venha. Que  as vossas obras se transformem em oferta espiritual á  Deus. Para que o possa aceitar por meio do seu Divino Filho.
Além disso, todos os que participamos o mesmo pão, nós que somos muitos, formamos um só corpo. Assim, ao distribuirdes a Comunhão aos irmãos, praticareis com mais fervor a caridade, como o senhor ordenou quando disse aos seus discípulos, ao dar-lhes a  comer o seu corpo: " O que vos mando é que vos ameis uns aos outros";e, ajoelhando-se diante deles, lavou-lhes os pés.
Terminando o curso  no qual vos preparastes para exercer este nobre ministério que vos  é oferecido pela Santa Igreja,  considerai neste momento a Missão a que fostes chamados.
Compromisso
Estando todos de pé, o Bispo, sentado, pergunta.
Bispo: Quereis assumir a função de distribuir aos vossos irmãos o PÃO DA PALAVRA e o CORPO DO SENHOR, com o intuito de servir e edificar a Igreja?
Ministros: Quero!
Bispo: Quereis dedicar-vos com o empenho à leitura e meditação da palavra de Deus, procurando vivê-la para poder anunciá-la com fé aos irmãos?
Ministros: Quero!
Bispo: Quereis viver mais intensamente do mesmo Pão Eucarístico e conformar as vossas vidas ao Sacrifício de Cristo?
Ministros: Quero!
Bispo: Quereis empenhar-vos com o máximo cuidado e reverência na conversão e distribuição da Eucaristia?
Ministros: Quero!
Investidura
O Bispo continua sentado, e os candidatos, dois a dois, ajoelham-se diante dele. Com a mão direita tocam na chave do sacrário e na âmbula com as partículas a serem consagradas durante a Missa, e que o Bispo lhes apresenta  neste momento.
Dois a dois, voltam ao último lugar da fila, levando nas mãos a veste própria dos MECEPs.Chegando diante do Bispo, ajoelham-se e entregam a ele suas vestes. O Bispo, auxiliado  pelo presbítero, os revestes e eles voltam aos seus lugares.
Terminada a investidura, os novos Ministros se ajoelham e o Bispo, de pé, diz:.
Bispo: Irmãos,  supliquemos confiantes a Deus Pai que se digne conceder a bênção a estes nossos irmãos, escolhidos para exercer o Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística.
(Todos oram alguns instantes em silêncio.)
Bispo: Ó Deus de bondade, vós que fundastes e governais a vossa família, dignai-vos abençoar + estes nossos irmãos, a fim de que , distribuindo fielmente o pão da vida aos seus irmãos e conformados pela virtude deste sacramento, venham a tomar parte do banquete celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Todos: Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário